Antes de mais, o meu obrigado por todas as explicações e, não se preocupe, o seu português é óptimo ou, pelo menos, suficientemente claro.

A pergunta que eu tenho a colocar provavelmente não se insere neste thread, mas não sei bem onde colocá-la: onde posso encontrar um tutorial passo a passo sobre o processo de desbloqueio de um telemóvel? É que um newbie como eu chega a este thread, encontra explicações sobre como desbloquear os modelos apontados, mas ninguém avisou que anteriormente é necessário comprar e instalar hardware (boxes e cabos específicos) nem como o deve fazer.
Esse tutorial existe? (pode ser em inglês, francês ou castelhano, não tem problema)
Já agora, pelo que entendi desta sua resposta, há alternativas, com programas crackados, que permitem o desbloqueio sem recurso a hardware, percebi bem os riscos que podem advir do seu uso, contudo, se houver algum tutorial a explicar como se devem utilizar também agradecia. Neste caso, por exemplo, que tipo de cabo posso utilizar? É que me parece que o cabo J100 que é indicado no primeiro post será para ser ligado à box (não me parece, pelas fotos que vi, ter ligação usb nem porta de série). Será que eu posso utilizar um cabo de dados normal da sony ericsson? O problema é que esse liga por usb e não por porta de série... Mas com um adaptador não poderia dar?
Desculpe tanta questão e a ignorância de newbie, mas o meu problema é que eu precisava mesmo de desbloquear um SE 250i (porque senão o fizer ele não me serve de nada, posso jogá-lo fora), pelo que mais vale tentar qualquer coisa mesmo correndo o risco de estragar o aparelho. Estar a comprar (nem sei onde) hardware que me vai custar mais dinheiro do que o telemóvel custou, não me parece alternativa que faça sentido, a não ser que eu me passasse a dedicar ao desbloqueio de telemóveis - o que não vai acontecer.
Já agora, se houver alguém que me esteja a ler que saiba de quem mo possa desbloquear em Portugal, com alguma segurança e por uma quantia aceitável, agradeço que me informe.
Obrigado